Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (19) 9.9929 1015

Encontre o que deseja

NO AR

Musical Portal Nova 15

    Piracicaba

Primeira dose da vacina leva segurança a moradores e profissionais do Lar dos Velhinhos

prefeitura

Publicada em 28/01/21 as 19:43h por Danilo Telles - 228 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
As amigas Neusa Margarida Gomes de Melo, em pé, e Yone Jordão devidamente vacinadas  (Foto: Centro de Comunicação Social - Prefeitura )

Seguros, tranquilos, felizes e esperançosos. Esses eram os sentimentos de moradores e funcionários do Lar dos Velhinhos de Piracicaba na manhã desta quinta-feira (28/01), quando começou a vacinação contra a Covid-19 na instituição, com a vacina CoronaVac. As equipes da Vigilância Epidemiológica (VE), com auxílio dos profissionais do lar, irão aplicar a primeira dose da vacina em 584 pessoas que vivem e trabalham na instituição.

Assim como os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus, os residentes e profissionais de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), caso do Lar dos Velhinhos, integram o grupo prioritário para imunização nesta Fase 1 da campanha.
Desde o início da pandemia, em fevereiro do ano passado, a Covid-19 vitimou 28 moradores do Lar dos Velhinhos. Com a adoção de medidas de proteção rígidas, seguindo o protocolo de segurança, não foram registrados mais óbitos desde agosto de 2020, segundo a Administração. A primeira dose da vacina era muito aguardada.



A cuidadora Eliosina é vacinada pela enfermeira Janaína Chieregatti.


Neusa Margarida Gomes de Melo, 79 anos, moradora do Lar há 12, estava animada após receber a primeira dose. “Acordava todo dia pensando ´será que estou com Covid´?”, conta. “Estou me sentindo muito mais segura e muito mais esperançosa. A vacina deu muita esperança para todos os brasileiros. Agradeço muito a Deus e a todos que estão à frente desse trabalho”, comemorou ela, enquanto levava a amiga Yone Jordão para um passeio. Yone também já recebeu a primeira dose da CoronaVac.
Outra moradora do Lar empolgada na manhã de hoje era Maria de Lourdes Gomes dos Santos. Maria mora há 4 anos no Lar e já contraiu Covid-19. “Foi horrível. Fiquei 13 dias no hospital”, lembra. “Estou mais segura e esperando a segunda”, revelou, após receber a primeira dose do imunizante.



Maria de Lourdes Gomes dos Santos recebeu primeira dose de CoronaVac.


NA LINHA DE FRENTE – Na fila para tomar a primeira dose da vacina, os funcionários do Lar de Velhinhos estavam animados. A psicóloga Roberta Borges, que atua na instituição há 2 anos, contou que, desde o início da pandemia, a preocupação é com a proteção dos idosos e ações foram feitas em parceria com a Secretaria de Saúde.
“Estou muito feliz com a chegada da vacina no Lar para que o maior número possível de pessoas sejam imunizadas e para gente ter, de novo, tranquilidade no trabalho e no bem viver deles. Eu também poderei fazer os atendimentos muito mais tranquila”, comemora Roberta.
Eliosina Vitória Carolina Xavier trabalha no Lar à noite, como cuidadora, e também foi vacinada. “Adoro meu trabalho. Me encontrei”. Ela conta que está muito preocupada com os efeitos da doença. “Não penso só em mim, mas em todos. A vacina tem de ser para todos. Com ela terei mais tranquilidade. A vacina tem de ser uma esperança e temos de acreditar”, disse.


A psicóloga Roberta Borges é vacinada pela enfermeira do Lar Janaína Chieregatti.


CRONOGRAMA – Piracicaba recebeu o primeiro lote com 5.280 frascos da vacina chinesa CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, na quinta-feira, 21/01. Na quarta-feira(27/01), mais 4.040 doses do imunizante Oxford-AstraZeneca chegaram ao município. Portanto, Piracicaba já recebeu 9.320 doses de vacina.

VACINÔMETRO - A vacinação nesta sexta-feira, (29/01) segue cronograma definido pela VE, ainda na Fase 1, com a continuidade da imunização dos idosos do Lar dos Velhinhos, profissionais da linha de frente dos hospitais e de serviços de saúde. O Vacinômetro da Covid-19 no município registrou na tarde de hoje, 28/01, 2.894 doses aplicadas.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (19) 9.9929 1015

Visitas: 858964 | Usuários Online: 22

Todos os direitos reservados a NOVA 15 - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!