Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (19) 9.9929 1015

Encontre o que deseja

NO AR

Portal NOVA 15

    Piracicaba

Prefeitura vai recuperar píer do passeio de barco pelo rio Piracicaba

Estrutura, danificada em incêndio criminoso, será reaproveitada; investimento será de R$ 234 mil.

Publicada em 02/05/22 as 18:08h por Reinaldo Diniz/PN15 - 123 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação)

Passado pouco mais de nove meses do incêndio que destruiu o píer do passeio de barco pelo rio Piracicaba, na região da Rua do Porto, a Prefeitura de Piracicaba (SP) anunciou a empresa vencedora de licitação e que a ordem de serviço para a reconstrução da estrutura deve ser assinada nos próximos dias.


De acordo com a Administração, em nota, as obras de reforma e recuperação previstas em contrato incluem a desmontagem do píer, deck e passarela e transporte para o pátio de trabalho da empresa, assim como remontagem no local de origem. “Os serviços de recuperação da estrutura incluem jateamento da estrutura danificada, galvanização da estrutura metálica do píer, inclusive os pisos em chapas metálicas, troca de todos os parafusos galvanizados a fogo, recuperação dos flutuadores em EPS (Poliestireno Expandido) envelopados com lona vinílica reforçada, instalação de pisos em chapas metálicas do tipo ‘xadrez’ de 1/8 de espessura nas duas passarelas e no deck flutuante, além de pintura em esmalte sintético automotivo na cor branca de todas as partes metálicas”, disse.


Relembre - O incêndio que destruiu o píer do famoso passeio de barco pelo rio Piracicaba, na cidade que leva o nome do manancial, na madrugada do dia 22 de julho de 2021, levou a população a se solidarizar com o organizador e ativista ambiental, Luís Fernando Magossi. Em conversa com o Portal Nova 15, à época, Magossi atribui o incêndio como criminoso. “Fui chamado por volta da 5h da manhã, mas não tinha mais o que fazer. Isso é um atentado contra o patrimônio público. O cara que fez isso, pode fazer coisas piores. Estou sem chão, meu único meio de vida. Foi muito triste”, relatou.


Diversos comentários nas redes sociais trouxeram à tona a importância do passeio de barco, que além de um trabalho turístico, tem como objetivo a conscientização da flora e fauna que foram construídas naturalmente nas margens do rio. “Meu lamento e solidariedade ao amigo pelo crime cometido em seu espaço de trabalho e local tão frequentado pelos munícipes e turistas que visitam nosso imponente rio”, escreveu o corretor de imóveis e radialista, Rodrigo Caetano dos Santos.


“Ainda não dá para acreditar que isso aconteceu. Que os culpados paguem pelo mal causado a todos os piracicabanos apreciadores do passeio de barco. Vamos todos de alguma forma ajudar o Magossi a recuperar seu ganha pão. São 24 anos de tradição, destruído em poucas horas”, lamentou o autônomo, Vander Galvão.


A influenciadora digital e locutora, Mariana Meneghinni, destacou que o município perde um dos seus grandes atrativos turísticos. “Que triste saber o que o ser humano é capaz de fazer”.


Ainda no mesmo dia, a prefeitura informou que registrou um boletim de ocorrência para apuração das causas do incêndio. A diretora de Turismo, Rose Massarutto, em nota, salientou que toda a estrutura foi comprometida, tanto a parte de madeira, quanto a de ferro. Ela destacou também que foi solicitada a presença de um representante da empresa que construiu o píer para avaliar o grau de comprometimento da estrutura para, assim, realizar a reconstrução “o mais rápido possível”. “A vegetação no entorno não foi atingida pelas chamas”, salientou. Ainda de acordo com Rose, a Central de Monitoramento Eletrônico da Guarda Civil, que possui duas câmeras próximo ao espaço, trabalhou na análise das imagens gravadas durante a madrugada, no intuito de identificar alguma movimentação suspeita relacionada ao início do incêndio.







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (19) 9.9929 1015

Visitas: 821623 | Usuários Online: 35

Todos os direitos reservados a NOVA 15 - Todos os direitos reservados